Nokia E-agora-series?

Nokia e7 burningO iMundo muda muito rápido. Antes líder absoluta do mercado dos chamados smartphones, a Nokia agora vê seus produtos high end aquém do desejo do povo. O mais novo lançamento é na linha E-series – o Nokia E7 – que figura entre os melhores aparelhos do mercado (segundo milhares de outros blogs) e representa a imagem da empresa (flagship) por enquanto. Peraí! Se o E7 é um dos melhores, por que o povo não se interessou por ele?

A melhor interface para telefones continua sendo o famoso teclado numérico. A Nokia sempre soube disso. As telas sensíveis ao toque existem há décadas e são péssimas para discar (Palm Treo?). A Nokia também sempre soube disso. Afinal, quem tem um telefone fixo touch? Enquanto Jobs (é impossível não citar esse cara) criava uma interface voltada ao toque, a Nokia continuava agregando ao celular funcionalidades de outros aparelhos portáteis (mp3, câmera, gps, etc…) – linha de desenvolvimento óbvia – e o transformando no smartphone que conhecemos hoje (ou melhor, ontem).

Voltando à primeira frase, o iMundo muda muito rápido. A gigante finlandesa não percebeu que, apesar do principal diferencial  das touch screen (para as pessoas normais) ser jogar Angry Birds, era isso o que o povo queria (ou o que Jobs (de novo esse cara) sugestionou-o a querer)*. Só que a adaptação do eficiente Symbian (sistema operacional que roda nos smartphones Nokia) em touch não agradou desde sua primeira versão, com o 5800XM (lançado no Brasil em 29/04/2009 com Symbian S60v5), nem agora, com o E7 (a ser lançado aqui dia 26/04/2011, com Symbian^3), isto é, 2 anos depois. O que fazer? Elop (eu tenho medo deste cara) resolveu jogar tudo no lixo (ou quase isso) e investir no sistema Microsoft para celulares, o Windows Phone 7 ou WP7.*

O que podemos esperar da Nokia no gap entre o E7 e o W7 (suposto nome do Nokia com WP7)? Muitos aparelhos serão lançados com o moderno (nem tanto assim) Symbian Anna, mas estão todos fadados ao fracasso – tanto pela Nokia (que aposta agora no WP7) quanto pelo mercado (que não aposta nem no Symbian nem no WP7). Creio que a única opção viável é chamar por socorro? E agora?
obs: fica para um próximo post desenvolver melhor estes pontos

2 comentários em “Nokia E-agora-series?

Deixe um comentário