Desde o dia 20 de Abril os proprietários de Playstation 3 (PS3) não podem mais jogar online nem fazer compras na loja virtual. A rede online Playstation Network (PSN), responsável por estas funcionalidades, foi tirada do ar. Mas ficar sem jogar com seus amigos virtuais nem é tão ruim se compararmos com o motivo de seu desligamento: a rede foi invadida (ou hackeada). O problema afeta as 77 milhões de contas PSN e 12 milhões de números de cartão de crédito cadastrados.
Faz algum tempo que a Sony vem provocando a ira de grupos hackers, tirando o suporte ao sistema Linux dele e processando alguns hackers por destravar o PS3 para rodar jogos piratas. E isso, no mundo virtual, pode significar o mesmo que o terrorismo para o mundo real. Há várias versões para o que aconteceu e as informações soltadas a conta-gotas só piora o cenário. O motivo então continua um total mistério (encontrar o esconderijo do Bin Laden pela sua conta na PSN??)…
Linha do tempo, segundo a wikipedia:
17-19 de Abril – PSN invadida e dados expostos
20 de Abril – PSN e Qriocity (conteúdo multimída) desligadas
26 de Abril – Sony diz que PSN voltará em 1 semana
1º de Maio – Sony dis que PSN voltará na primeira semana de Maio
4 de Maio – Sony confirma que 77 milhões de usuários e 12 milhões de cartões de crédito foram roubados
Quem trabalha com tecnologia sabe os altos custos de se criar e se manter uma estrutura super-segura. Mesmo assim ela ainda pode ser invadida, pois não existe sistema 100% inquebrável (apesar de que existe um sistema com este nome). Além do mais, depois de toda a confusão estar resolvida, ainda restarão dúvidas quanto os motivos, as medidas tomadas e as consequências desta invasão.
Mas o que devemos aprender disso tudo? Se até uma empresa do porte da Sony não consegue manter seus dados seguros, a quem você os confiaria? Ao Jobs (de novo!), que sabe por onde você anda sem você saber? Ao Google, que tem todos os seus emails do gmail? Ao Facebook/Orkut, que sabe mais do que você sobre sua própria vida pessoal? Ao seu Windows, vulnerável a milhares de vírus? Pense muito bem antes de deixar seus rastros digitais por qualquer lugar, mesmo!
Um comentário em “PSN fora por 2 semanas… O que mudou?”