Do endereçamento de rede para seu endereço

A maior parte dos usuários de computador e celulares não está muito preocupada em defender a sua privacidade. Já cansei de ver pessoas postando onde estão no foursquare, quando vão viajar e quando voltam no facebook e o que estão fazendo no banheiro no twitter. Infelizmente no país no qual vivemos pessoas mal intencionadas podem usar estas informações aparentemente inofensivas para te prejudicar. E hoje eles ganharam um poderoso aliado….Quem nunca ouviu falar sobre sequestros planejados com ajuda do orkut (ou agora o facebook)? Seus usuários acabam sendo pegos de calças curtas, pois nem imaginavam que tal façanha seria possível. Já discutimos antes sobre a privacidade das pessoas que não são profundas conhecedoras de tecnologias quando descobriram que o iPhone armazena dados do GPS e quando a rede do Playstation 3 foi hackeada.

A Microsoft (que de boba não tem [quase] nada) está armazenando o MAC address (identificador único de dispositivos de rede) de todos os dispositivos, tanto a partir de celulares com o Windows Phone 7 (que tem GPS) quanto por meio de vans (repetindo o que o Google fez quando estava tirando fotos para o Google streetview). Desta forma é possível associar o MAC juntamente com informações de localização física e armazená-los em uma base de dados.

Há meios simples de se rastrear o seu MAC e, assim, saber onde você está com os dados coletados. O pior problema é que como esta base de dados não está protegida, qualquer um pode usar. Acesse o http://elie.im/demo/geoLive.php e prove por si próprio…

Devemos tomar cuidado pois estamos deixando muitos rastros virtuais por aí e tem gente preocupada em armazená-los para uso próprio!

Deixe um comentário