RIP Steve Jobs

Hoje se foi Steve Jobs… e este blog anda tão sem assunto que o último post pedia uma vida longa e próspera ao mesmo, no dia em que ele tinha deixado o cargo de CEO da Apple.

Como eu só tenho falado de iCoisas quem lê meus posts deve achar que sou um daqueles fãs incondicionais da Apple… você pode não acreditar, mas não acho que seja o meu caso (pelo menos não ainda). De qualquer forma, se alguém continuar lendo esse post vai reforçar sua ideia de que sou fã da Apple.

Acho que podem dizer que sou fã de Steve Jobs, não pelas iCoisas em si, nem pelo seu caráter (que nem vou pensar em discutir, uma vez que nunca o conheci pessoalmente. Mas por sua parcela de responsabilidade na construção do mundo tecnológico de hoje.

Por que diabos eu acho que esse cara fez tanta diferença assim pro mundo? Simples, porque o mundo seria bem diferente sem ele. Hoje, algumas empresas tem mudado a forma como o mundo funciona, caso do Google, por exemplo. Mas cada vez menos pessoas têm a capacidade de fazer diferença no mundo (não que isso seja bom ou ruim).

Recentemente o Google trocou de liderança e pouca gente de fora da área de TI sabe disso, ou se importa com isso, ou mesmo sente qualquer diferença por causa disso. Agora, a Apple sem Steve Jobs? Lembre-se que a Apple quase faliu sem esse cara, isso a menos de 15 anos…

Jobs sempre se mostrou uma pessoa com uma visão diferente da maioria das pessoas sobre como a tecnologia deveria afetar a vida das pessoas. Idealizar um computador da forma que Jobs idealizou (ou meio que copiou a ideia da Xerox… mas isso é uma outra discussão) foi o que deu impulso não apenas para a Apple, mas para a Microsoft, a IBM e por aí vai.

Idealizar a maneira como as pessoas deveriam interagir com músicas, vídeos, entretenimento em geral (lembrem, ele criou a Pixar), a própria internet, esse sim foi o grande legado de Steve Jobs, e isso independe da existência da Apple.

O mundo perde uma pessoa que sabia o que as pessoas queriam, antes mesmo delas saberem (ou convencia as pessoas de que elas precisavam de algo antes delas saberem). Jobs sempre citava uma célebre frase de Henry Ford: “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, ele teriam dito que queriam um cavalo mais rápido”.

Não sei se esta forma de pensar está 100% certa ou não, mas sei (como desenvolvedor de sistemas) que muitas vezes o cliente realmente não sabe o que quer e somos nós que devemos dizer o que ele precisa.

Não acho que a Apple sempre faz coisas boas para o mundo (muito pelo contrário), mas garanto que qualquer outra empresa de tecnologia gostaria de ter um CEO como Jobs. O mundo perde um homem que conseguiu fazer pessoas comuns (diferentes de nós nerds) sonharem com o que a próxima iCoisa faria para mudar suas vidas.

Não acho muito certo fazer promoção em cima da morte de alguém, mas já que estou fazendo, que seja para falar algo de bom do finado. A mídia e os abutres de plantão (que são iguais no ponto de se acharem maiores do que são e não valerem nada em sua maioria) ganham um bom assunto para os próximos dias.

Acho que o iPhone 4S tem “S” de Steve. RIP Steve Jobs.

Um comentário em “RIP Steve Jobs

Deixe um comentário