Nokia World 2011: com ou sem Meego?

A Nokia ainda é a maior fabricante de celulares, mesmo com a venda de seus smartphones em queda vertiginosa. Apesar de agora só estar pensando em colocar Windows Phone  nos seus aparelhos de ponta, ela acaba de fazer um “lançamento restrito e meio às escondidas” do Nokia N9 com Meego.

 

Saindo dos fatos, vamos às especulações, separadas por plataforma:

Windows Phone

A Nokia revelará alguns aparelhos (de 2 a 4) com o sistema da Microsoft e vai tentar fazer um grande barulho, mas vai ser difícil pois celulares com WP já não são novidade. Ao menos o modelo parecido com o N9 (que vazou) será lançado ainda este ano nos mercados nos quais o próprio N9 não foi lançado (coincidência? claro que não!).

Symbian

Aposto que a Nokia confirmará datas mais precisas de atualização dos Symbian Anna atuais para o Symbian Belle, além de dizer que já está trabalhando no Symbian C  e definir o seu nome (seria Chana-ná-ná-ná?).

S40

Será apresentado planejamento de um grande upgrade na plataforma S40, que é utilizado em aparelhos intermediários, para um Linux (Tizan?) para suportar aplicativos Qt (plataforma de desenvolvimento de aplicativos, comprado pela Nokia em 2008).

S30

O S30, sistema operacional básico, não aparecerá com destaque mas será mencionado que está próximo do fim.

Maemo

Mesmo não sendo vendido nos principais mercados (para não competir com os ainda não lançados WP) e já ser considerado morto pela própria mãe, o Meego (sistema baseado no Linux) do N9 está fazendo sucesso na blogosfera e é considerado por muitos o único sistema que poderia competir com o legado de Jobs e seus iPhones (sorry Android! No donuts for you!). Com o Meego morto, só restará à Nokia continuar o Maemo (sistema Linux utilizado antes do Meego) como plataforma experimental (que ela sempre foi). Quem sabe com o suporte continuado do Qt o Maemo ainda tenha alguma experança para correr por fora do mercado?

Façam suas apostas!

Faltam algumas horas para o evento e, apesar de já ter algumas informações vazadas, garanto que escrevi grande parte desse texto dias antes.

Deixe um comentário