Janeiro de 2012 foi mês de SOPA, menos pra Luiza que estava no Canadá

A palavra-chave para este o primeiro mês de 2012 foi mobilização. É impressionante a capacidade de mobilização na Internet nos dias de hoje. E para ilustrar isso temos 2 exemplos bem distintos. Se houve 2 assuntos que foram alvos de notícias neste começo de ano, esses assuntos foram a Luiza e a SOPA.

Sim, Janeiro foi mês de SOPA. Não de se alimentar de SOPA. Mas foi um mês para ficarmos ensopados de tanta chuva e também foi o mês de muitos sites dizerem não à lei  SOPA (Stop Online Piracy Act), que tenta combater a pirataria na Internet. Vários sites como o Wikipedia saíram do ar em protesto por entender que a lei fere a liberdade de expressão. O movimento anti-SOPA conta com o apoio de muita gente e a mobilização foi de tal maneira que a lei perdeu apoio nos EUA, com vários parlamentares retirando o apoio.

Já o caso da Luiza se refere a algo aparentemente sem utilidade nenhuma. Em um comercial veiculado na Paraíba para vender um condomínio, um homem diz uma frase fora de contexto. Algo do tipo: “Por isso reuni toda minha família, menos Luiza que está no Canadá”. Veja o vídeo:

Só isso? Sim, só isso. Resultado: em menos de uma semana, milhões de acesso ao vídeo do comercial, com direito a várias matérias na TV e em todos os portais importantes de notícia na Internet, além de Luiza ser requisitada para fazer outros comerciais. Realmente, muito impressionante como a frase “menos Luiza que está no Canadá” virou febre e como Luiza virou celebridade sem fazer nada, através de um comercial sem graça, sem inteligência e sem pretensão. É realmente difícil entender como certas coisas fazem sucesso. Eu acredito que sempre é possível tirar uma lição de cada coisa que acontece. E sobre este caso da Luiza, eu acredito que Deus deu uma forcinha para aquele homem que valorizou a família quando disse que reuniu toda a família, menos a Luiza. Ele poderia muito bem simplesmente ter falado que reuniu toda a família e parado por aí. Mas sem a Luiza, a família dele não está completa. E se este é blog de tecnologia para pessoas REAIS, o que de mais importante existe para as pessoas REAIS é a família.

Deixe um comentário