O que será que 2014 nos reserva? Eu, assim como o Fábio, resolvi postar minhas apostas neste blog!
Apple
- Dá um chute no saco do NFC, ao anunciar que o iBeacon será a plataforma utilizada para pagamentos mobile. Pra variar, ela fica com o controle total da tecnologia (pagando alguma coisa pro consórcio do Bluetooth. ou não!). Concorrentes correm atrás e dizem que no próximo ano também lançarão aparelhos compatíveis.
- Ainda não lança nenhum aparelho com mais de 4GB de RAM, o que mantém injustificada a mudança para 64bits do iphone 5S.
- Próximo iphone será tão ridículo (em preço e em quantidade de inovações) quanto o iphone 5S, mas contará com tela ridiculamente um pouco maior. Além disso, contará com uma câmera 10x melhor, mas que no final vai tirar fotos com a mesma qualidade do modelo anterior.
- Por causa da fragmentação do Android, a próxima versão passará a usar uma nova VM por padrão. Ao invés da Dalvik, usará a ART. Isso dará mais canseira aos fabricantes que implementaram a Dalvik sob camada de compatibilidade (Blackberry 10, Sailfish).
- Adia lançamento do Google Glass por não haver utilidade.
Lenovo
- Vai aumentar consideravelmente o lançamento de notebooks com Chrome OS.
- Vai comprar mais 3 empresas por mais de 1 bilhão cada, mas que não valem isso.
Samsung
- Vai lançar “trocentos” celulares Android para continuar aumentando exponencialmente a fragmentação do robozinho verde
- Vai continuar no topo dos Androids, com relações cada vez mais promíscuas com a Google
LG
- Também vai lançar “trocentos” celulares Android para continuar aumentando exponencialmente a fragmentação do robozinho verde, pois é o que a Samsung faz.
- Chega cada vez mais perto de ter o monopólio sobre painéis de TVs.
Motorola
- Com a divisão de celulares agora nas mãos da Lenovo, não vai fazer nada de especial. Aliás, como os cérebros ficaram com a Google (ex-dona), está fadada ao fim à la Nokia.
Microsoft
- Windows 8.1 volta a ter como default Desktop, mas usuários ainda preferirão o Windows 7.
- Apesar do foco mobile do novo CEO, sacrificar a Nokia não será suficiente para deslanchar o Windows Phone. Quem sabe associando o Windows Phone com outra fabricante (desta vez, sem comprá-la)? Cough *sony* *htc* cough.
- Como tentativa frustrada de marketing, vai falar q o Windows Phone subiu 100% de uso em 2014. Mas isso em números absolutos significará um aumento de venda de 30M de aparelhos no ano. Será, de novo, motivo de chacota pois só de Android vamos ter perto de 1B de aparelhos vendidos.
Amazon
- Não vai decolar no Brasil. Simples assim.
Sony
- PS4 vai diminuir as vendas quando as pessoas perceberem que não há jogos. Mas talvez elas só percebam em 2015.
- Cortes de custo serão gigantes este ano, com várias vendas de divisões. Ok, já estão acontecendo…
Nokia
- A divisão de celulares, nas mãos da Microsoft, continuará dando prejuízo.
- Lançará celular com AOSP (Android Open Source), que será disponibilizado a conta-gotas somente para afrontar a sua nova dona. Todos vão falar que era a salvação da Nokia, mas de fato seria pior do que vender Androids chineses com logo Nokia. Tal aparelho é morto pela Microsoft ao término do processo de compra e preço do aparelho vai às alturas.
Blackberry
- Está ficando cada vez mais barata, algum peixe grande a comprará. Ou será que vai morrer sozinha?
Jolla
- Será mais uma boa lembrança de Linux em celulares, assim como o Firefox OS. Modelo de negócios não fecha.
Nintendo
- Vendas do 3DS caem, caem e caem
- Vendas do Wii U continuam perto de zero
- Por conta do rombo causado pelo Wii U, vai ter que começar a licenciar seus mascotes (menos o Mario) a outras empresas para entrar no mercado de jogos para celulares
Sega
- Essa é a mais fácil: lançará um jogo do Sonic que será um lixo. Sonic Boom? Sonic Ruuim! Pra piorar, vai lançar pra Wii U e 3DS. Alô Sega, que tal fabricar mais 6 bilhões de Dreamcast ao invés de se prostituir pra Nintendo?
E aí, quais são suas previsões para este ano?
Um comentário em “Mais previsões para 2014”