Lembra do Jolla, aquele smartphone que usa o Sailfish OS? (Muitos devem ter lido: “Lembra do $%ˆ&, aquele smartphone que usa o %#ˆˆ&* OS?”)
Agora a empresa está focada em lançar um tablet, o Jolla Tablet (nome pouco criativo, aliás, no site, o celular passou a se chamar Jolla Smartphone) e para atingir esse objetivo lançou uma campanha de Crowdsource (no Indiegogo). A campanha mal começou e já juntou 95% dos US$ 380.000,00 pedidos.
O tablet terá uma tela IPS de 7.85 polegadas com resolução de 2048×1536 e virá equipado com um processador Intel QuadCore de 64 bits e 1.8 GHz, o armazenamento interno é de 32 GB (expansível via Micro SD). Ele terá também uma câmera traseira de 5 MP e frontal de 2 MP. As dimensões do aparelho: 203mm X 137mm X 8,3 mm e 384 gramas.
O sistema operacional será o Sailfish OS 2.0 (um sistema operacional que sucedeu o MeeGo, que a Nokia chegou a usar em alguns celulares antes de sua aquisição pela Microsoft). Uma coisa interessante é a capacidade do sistema de rodar apps de Android, aumentando bastante o leque de opções de apps para os usuários. Mais um ponto interessante (ou talvez nem tanto) é que a empresa promete ouvir os usuários na hora de implementar funções no sistema (que tipo de função você gostaria de ver em um tablet?).
Caso você queira contribuir, este é o link para a campanha no Indiegogo.
ATUALIZAÇÃO: Entre o momento em que eu comecei a escrever o post e o momento em que eu terminei, a campanha no Indiegogo superou a meta estabelecida.
Jolla passou 1M de euros em 2 dias! Eu também quero!!!